sair Tecle enter para efetuar a busca

Temas

Palavras-chaves mais utilizadas em nossos conteúdos

Transtornos de Ansiedade


Os Transtornos de Ansiedade são os problemas mentais que ocorrem com maior frequência na população geral. Compreendem os quadros em que há a presença de uma ansiedade acentuada, que desempenha papel fundamental nos processos comportamentais e psíquicos do indivíduo, causando-lhe prejuízos em seu desempenho profissional ou acadêmico e nas relações sociais. A etiologia da ansiedade é multifatorial, envolvendo aspectos psicossociais e biológicos.

Fatores psicossociais
Muitas são as situações cotidianas que envolvem perigo ou ameaça. Nessas situações, um estado de alerta é essencial para a auto-defesa do indivíduo. No entanto, pessoas que apresentam um estado ansioso, tendem a superestimar a situação de perigo. A forma com que as situações são interpretadas pelo indivíduo tem um valor potencial para o surgimento ou não de algum quadro de Transtorno de Ansiedade.

Fatores biológicos
Vários neurotransmissores exercem papel fundamental no controle da ansiedade, porém a serotonina e o ácido gama-aminobutírico (GABA) são considerados os mais importantes. A serotonina e o GABA são neurotransmissores inibitórios, que controlam a resposta de Estresse. Assim, ocorre uma alteração desses neurotransmissores no Sistema Nervoso, o que implica em um estado de ansiedade.

Informe seu e-mail e receba nossos boletins

*Nunca usaremos suas informações para envio de spam