Página Inicial

Avaliação Fonoaudiológica

A avaliação fonoaudiológica especializada em linguagem é o procedimento de coleta de informações e dados direcionado para a investigação de habilidades, alterações e dificuldades que envolvam:

  • processos comunicativos não verbais;
  • linguagem oral (atraso na aquisição);
  • linguagem escrita e leitura (distúrbios de aprendizagem);
  • fala (omissões, substituições e distorções na produção dos fonemas).

O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para caracterização do desenvolvimento e das dificuldades da criança. Na maioria dos casos, é realizado contato com a escola para maior conhecimento do desempenho escolar do paciente.

Além da avaliação clínica, o fonoaudiólogo poderá, se necessário, solicitar avaliação com outros profissionais, como o psicólogo ou neurologista. Poderá, ainda, requerer exames da área fonoaudiológica, como por exemplo, a Audiometria e o exame de Processamento Auditivo.

A Audiometria é um exame objetivo e simples que permite detectar se o indivíduo escuta normalmente, ou seja, verifica a acuidade auditiva. Já o Processamento Auditivo permite-nos avaliar diferentes habilidades auditivas, como o paciente interpreta, se processa mentalmente a informação auditiva de forma correta e eficiente.

Atualmente, muitas pesquisas têm demonstrado uma correlação entre alterações de Processamento Auditivo e dificuldades na área da linguagem ou aprendizagem escolar.

Profissionais relacionados

Assine nosso Informativo

Cadastre-se gratuitamente e receba nossos Boletins:
CRP/SP: 3605/J
R. João da Cruz Melão 443, Morumbi, SP (mapa)
© 2017. Clínica Plenamente.
O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.