sair Tecle enter para efetuar a busca

Serviços

Regulamentados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP: 3605/J)

Avaliação Fonoaudiológica


A avaliação fonoaudiológica especializada em linguagem é o procedimento de coleta de informações e dados, direcionado para a investigação de habilidades, alterações e dificuldades que envolvam:

• Processos comunicativos não verbais;
• Linguagem Oral (atraso na aquisição);
• Linguagem escrita e leitura (distúrbios de aprendizagem);
• Fala (omissões, substituições e distorções na produção dos fonemas);
• Motricidade Orofacial (condições anatômicas e funcionais das estruturas bucais)
• Voz (qualidade e intensidade vocal)

O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento. Na maioria dos casos, é realizado contato com a escola para maior conhecimento do desempenho escolar do paciente.

Além da avaliação clínica, o fonoaudiólogo poderá, se necessário, solicitar avaliação com outros profissionais, como o psicólogo ou neurologista. Poderá, ainda, requerer exames da área fonoaudiológica, como por exemplo, a Audiometria e o exame de Processamento Auditivo.

A Audiometria é um exame objetivo e simples que permite detectar se o indivíduo escuta normalmente, ou seja, verifica a acuidade auditiva. O Processamento Auditivo permite-nos avaliar diferentes habilidades auditivas, como o paciente interpreta, se processa mentalmente a informação auditiva de forma correta e eficiente.

Atualmente, muitas pesquisas têm demonstrado uma correlação entre alterações de Processamento Auditivo e dificuldades na área da linguagem ou aprendizagem escolar.

Informe seu e-mail e receba nossos boletins

*Nunca usaremos suas informações para envio de spam