sair

Tecle enter ou retorno para busca

COVID-19 causa ansiedade e pânico na população. O que podemos fazer para nos acalmar? Maria Alice Fontes, Thiago Fernando da Silva


É normal sentir medo, preocupação, tristeza ou raiva durante uma crise. Mas qual a diferença entre uma preocupação normal e a patológica?

A preocupação normal é aquela focada em resolução de problemas. A que ativamos para nos adaptar a uma situação nova, aceitando as incertezas e os riscos.

Quando entramos pânico, nosso estado de alerta não consegue mais desligar e instaura-se uma preocupação patológica, focada apenas nas potenciais ameaças, com uma tendência a catastrofização.

Quando entramos em pânico, temos a sensação de impotência para lidar com a preocupação, desencadeando altos níveis e ansiedade, sem conseguir pensar em qualquer outra coisa.

Se você está em casa de quarentena, ou se está com algum familiar nesta situação, aproveite para descansar e usar seu tempo para atividades úteis. Mantenha um estilo de vida saudável (incluindo dieta, sono e exercício). Não use cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com suas emoções.

Já falou com as pessoas que você confia? Compartilhou sentimentos com amigos e família?

Cuidado com o tempo que você e sua família gastam assistindo notícias alarmistas sobre contaminação. Em tempos de comunicação rápida, o medo e ansiedade espalham-se mais rápido do que o vírus.

Essa é uma ótima oportunidade para aprender a meditar. Reze, leia, faça atividades que lhe tragam prazer em casa.

Tenha um plano para onde ir e buscar ajuda física e mental, caso seja necessário.

O que você aprendeu em outras situações de crise que passou? Como pode lidar com as emoções nesse momento? Acredite que toda fase difícil irá passar e essa será de grande aprendizado.

Se você se sentir sobrecarregado ou se já tem algum quadro de ansiedade / depressão, fale com um profissional de saúde mental, psicólogo ou psiquiatra para redirecionar a sua preocupação de forma mais eficiente.

Conte conosco!

Clínica Plenamente

 

 

2020-03-13

Informe seu e-mail* e receba nossos boletins

*Solicitaremos a confirmação na tela seguinte.
**Nunca usaremos suas informações para envio de spam