sair

Tecle enter ou retorno para busca

Superando a depressão: como os psicólogos ajudam nos transtornos depressivos


Todo mundo experimenta tristeza às vezes. Mas a depressão é algo mais. Depressão é extrema tristeza ou desespero que dura mais que dias. Isso interfere nas atividades da vida diária e pode até causar dor física. Felizmente, a depressão é altamente tratável.

A depressão, também conhecida como Transtorno Depressivo Maior, sendo um dos transtornos mentais mais comuns nos Estados Unidos. Em 2014, estima-se que 15,7 milhões de adultos nos EUA - cerca de 6,7% de todos os adultos dos EUA - tiveram pelo menos um episódio depressivo maior, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH).

Compreenda a Depressão

A depressão afeta pessoas diferentes de maneiras diferentes, mas a maioria delas experimenta uma combinação dos seguintes sintomas:

Tristeza prolongada ou sentimentos de vazio
Sentimentos de desamparo ou desespero
Sentimentos de culpa ou inutilidade
Falta de ânimo e irritabilidade
Desequilíbrio
Falta de concentração
Fadiga / cansaço
Mudanças nos padrões de sono
Afastamento de amigos e familiares
Pensamentos de morte ou suicídio

A depressão é causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. As pessoas que têm um histórico familiar de depressão e pessoas com doenças crônicas graves, como doenças cardíacas ou câncer, correm um risco maior de depressão. Grandes mudanças na vida, trauma e estresse também podem causar um episódio de depressão, entretanto alguns episódios de depressão podem ter início sem qualquer causa externa evidente.

Tratamento para Depressão

A depressão não é um sinal de fraqueza. Não é algo que você pode simplesmente "sair". É uma doença que requer tratamento profissional. No entanto, com o cuidado certo, as pessoas frequentemente se sentem melhores.

Os medicamentos antidepressivos podem ser úteis para reduzir os sintomas de depressão em algumas pessoas, especialmente aquelas com depressão grave. A psicoterapia também é um tratamento eficaz, sozinha ou em combinação com medicamentos. Os benefícios da psicoterapia podem ter um efeito duradouro que protege contra o retorno dos sintomas, mesmo após o término do tratamento.

Consultando um psicólogo sobre depressão

Psicólogos licenciados são profissionais de saúde mental altamente treinados, com experiência em ajudar pacientes a se recuperarem da depressão. Várias abordagens diferentes para a psicoterapia têm mostrado ajudar as pessoas a se recuperarem da depressão, especialmente aquelas com depressão leve a moderada. A psicoterapia pode ajudar pessoas com depressão da seguinte maneira:

  • Identificar os eventos da vida que contribuem para a depressão e ajudar a encontrar maneiras de mudar, aceitar ou adaptar-se a essas situações.
  • Estabelecer metas realistas para o futuro.
  • Identificar processos de pensamento distorcidos ou comportamentos inúteis que contribuam para sentimentos de desesperança e desamparo.
  • Desenvolver habilidades para lidar com sintomas e problemas, e identificar ou prevenir futuros episódios de depressão.

Atualmente existe uma abordagem baseadas em evidências para a depressão. Ela é a Terapia Cognitivo Comportamental. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é um tipo de terapia em que os pacientes aprendem a identificar e gerenciar pensamentos negativos e padrões de comportamento que podem contribuir para a depressão. A TCC ajuda os pacientes a identificar pensamentos distorcidos ou negativos, mudar crenças imprecisas, mudar comportamentos que podem piorar a depressão e interagir com outras pessoas de maneiras mais positivas.

A TCC também ajuda os pacientes melhorar suas relações com os outros, de forma a expressar suas emoções e resolver problemas de maneira mais saudável. A TCC ajuda os pacientes a resolver ou adaptar-se a eventos de vida problemáticos, construir habilidades sociais e organizar seus relacionamentos para aumentar o apoio para lidar com sintomas depressivos e estressores da vida.

Não existe uma abordagem "certa" para a terapia. Os terapeutas trabalham em estreita colaboração com seus pacientes para criar planos de tratamento sob medida para atender às suas necessidades e preocupações específicas. A psicoterapia pode ajudar os pacientes a aprenderem maneiras de lidar melhor com o estresse e controlar seus sintomas de depressão. Essas estratégias podem levar à recuperação e permitir que os pacientes tenham melhor qualidade de vida.

Depressão em crianças e adolescentes

Depressão é comum também em adolescentes. Em 2014, estima-se que 2,8 milhões de crianças entre 12 e 17 anos nos EUA (mais de 11%) tiveram pelo menos um episódio depressivo maior, de acordo com o NIMH.

Adolescentes são frequentemente mal-humorados. Mas se o seu filho é extremamente irritável, tem problemas contínuos com a motivação, ou tem uma tristeza persistente que dura duas semanas ou mais, é uma boa ideia levá-lo para uma avaliação para depressão.

Embora medicamentos antidepressivos possam ser eficazes para crianças e adolescentes, eles podem ter efeitos colaterais em pessoas jovens, incluindo um risco aumentado de pensamentos suicidas. Por essa razão, muitos pais e profissionais de saúde preferem tentar tratar crianças com psicoterapia primeiro.

A terapia Cognitivo Comportamental é um tratamento eficaz para jovens com depressão. Estudos também mostram que uma combinação de medicação antidepressiva e terapia cognitivo-comportamental é altamente eficaz no tratamento da depressão juvenil.

A boa notícia é que a maioria das crianças se recupera da depressão. Ainda assim, pesquisas mostram que pessoas que têm depressão quando crianças correm um risco maior de ter uma recorrência mais tarde na adolescência ou na idade adulta. A TCC pode ajudar as crianças a reconhecer os sinais de um episódio depressivo, de modo que possam monitorar seus sintomas e obter ajuda rapidamente se sofrerem uma recorrência.

Procure ajuda de um profissional reconhecido.

Este artigo foi traduzido e adaptado por Maria Alice Fontes, do site da American Psychological Association: https://www.apa.org/helpcenter/depression

2019-08-03

Informe seu e-mail e receba nossos boletins

*Nunca usaremos suas informações para envio de spam