Página Inicial

O que é disciplina? Maria Alice Fontes

Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". Você já parou para pensar o quê Gandhi, Charles Chaplin, Einstein e Wiston Churchill tinham em comum? E o que Buda e Lance Armstrong, compartilham?

É difícil encontrar algo em comum entre personalidades tão diferentes, mas a resposta é muito simples, e nela reside a razão da grandeza de cada um deles. Todos foram pessoas disciplinadas.
Nenhum deles teria conseguido realizar suas potencialidades se não tivesse realizado um esforço continuado. É certo que Einstein era um gênio - mas de que isso adiantaria se ele não tivesse dedicado horas ao estudo e às questões que permitiram que formulasse a Teoria da Relatividade?

Buda sempre afirmou que qualquer um podia alcançar a iluminação - desde que colocasse isso como sua meta de vida e trabalhasse disciplinadamente para tanto. Gandhi exigiu de si mesmo uma disciplina férrea, voltada para o seu ideal de libertação e integração da Índia. Lance Armstrong é um ciclista profissional conhecido por ter vencido o Tour de France sete
vezes consecutivas (
1999-2005), logo após ter-se restabelecido de um câncer.

O fato é que todos nós somos potencialmente pessoas de sucesso, mas alguns acabam não realizando esse potencial. Para alcançarmos o que desejamos, temos que ser disciplinados.

O que é a auto-disciplina?
A auto-disciplina pode ser considerada um tipo de treinamento específico,
criando-se novos hábitos de pensamento, ação e linguagem para o auto-aperfeiçoamento e para ajudar a obter suas metas. 


A disciplina é um hábito interno que facilita cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana.

Como fazer?
Algumas pessoas acreditam que essa disciplina é, em si mesma, um dom. Ou você nasce com esta característica ou nunca poderá tê-la. Não é verdade. Disciplina se aprende, se aprimora, e como um músculo, pode ser treinada. Entretanto, é muito comum que se persevere sempre nos mesmos erros.


1 - Acabe com as desculpas.
Seres humanos são especialistas em desculpas. Quando não somos disciplinados, é comum culpabilizarmos qualquer situação que não está adequada, como razão suficiente para deixar de fazer o possível para se completar uma meta ou um objetivo.

Lembre-se que cada vez que você atribui um dos seus problemas a outro, você abre mão de seu único poder: o poder sobre si mesmo. Algo ou alguém podem realmente ser a origem dos seus problemas, mas a solução só terá uma origem: você mesmo. Portanto, deixe de lado "eles" e o possível mal que lhe causam ou causaram. Pense em como você irá evoluir e vencer.


2 - Comece devagar e monitore seu percurso.
Nenhum campeão começou já tendo sucesso. Todos os desafios têm um tempo para serem alcançados. Não é possível conseguir finalizar os objetivos em apenas um dia. Entretanto, não adianta apenas começar. A manutenção do esforço dirigido as metas e a monitorização do percurso é fundamental para se manter no caminho disciplinado.

Olhar para o alto e focalizar as metas é bom e necessário. Mas o sucesso é a soma de pequenos passos. Como um atleta em treinamento, você começará andando, depois andando depressa, depois correndo.
Estabeleça metas modestas, não deixe que o insucesso tome conta de seus pensamentos. Quando estiver bem treinado, exija mais de si. A disciplina irá se tornar um hábito cada vez mais arraigado a cada vitória sobre si mesmo.


3 - Não há exceções.
Uma vez que tenha estabelecido sua meta inicial de disciplina, não faça exceções. Quando começamos a fazer exceções, as exceções se tornam a nova regra. E o seu objetivo pode não ser alcançado. Por isso que é preciso focalizar no que é efetivamente possível de se fazer.


Concluindo, sem disciplina será difícil evoluirmos em qualquer campo. Todos os que chegaram ou chegarão ao sucesso terão que, de alguma forma, exercer uma enorme força de vontade, e impor uma disciplina a si mesmos. “Muitas pessoas gastam metade do tempo a desejar coisas que podiam ter se não gastassem metade do tempo a desejá-las”, diz Alexander Wollcott. Os chineses costumam dizer: “numa viagem de 100 Kms, depois de termos percorrido 99, estamos ainda apenas na metade do caminho…”

Nosso artigo foi uma composição feita por Maria Alice Fontes , a partir dos seguintes textos:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Disciplina

http://www.femininoplural.com.br/ar/decolar/dica10.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lance_Armstrong
http://www.netfrases.com/frases-e-penamento-de-motivacao-i-parte.html

2009-06-13 00:00:00

Profissionais relacionados

Temas relacionados

  • Não existe(m) tag(s) relacionada(s)!

Notícias relacionadas

  • Não existe(m) noticias(s) relacionada(s)!

Assine nosso Informativo

Cadastre-se gratuitamente e receba nossos Boletins:
CRP/SP: 3605/J
R. João da Cruz Melão 443, Morumbi, SP (mapa)
© 2017. Clínica Plenamente.
O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.