sair

Tecle enter ou retorno para busca

Inspirando líderes no ambiente de trabalho. Maria Alice Fontes


O que faz de uma pessoa um grande líder?

Um líder certamente começa com a sua própria história de vida! Quem você é? O que marcou a sua história? Grandes líderes não são marcados pelo que deu certo na vida, mas pelas dificuldades e apertos que os fizeram mais resilientes e sábios. Os momentos difíceis certamente estruturam a nossa existência, enquanto os momentos de vitória nos encorajam a seguir em frente.

Os valores e princípios pessoais estruturam a vida de um verdadeiro líder. Mais do que inteligência cognitiva, um bom líder deve nutrir uma alta dose de inteligência emocional, com conhecimento pessoal e autogestão de seu prórpio comportamento, a fim de dirigir a equipe de forma segura e encorajadora.

Grandes líderes buscam nutrir as forças e os talentos de seus colaboradores e constroem equipes comprometidas com o cumprimento das metas. Quais são as características que orientam a sua equipe para o crescimento?

Reuni aqui algumas características que devem ser valorizadas nos grandes líderes.

COMUNICAÇÃO CLARA
Líderes poderosos sabem quando falar e quando ouvir. Ao se comunicarem claramente, procuram ser efetivos principalmente para escutar, mais do que falar. A competência de se comunicar claramente inclui a capacidade de fazer perguntas, cultivar conexões e ideias, esclarecer mal-entendidos e estar livre de críticas e desrespeito. Os melhores líderes são capazes de usar a comunicação para inspirar e trazer propósito para a sua equipe.

Os líderes devem ser capazes de expressar suas ideias e escutar com empatia para serem acessíveis nas diferentes necessidades dos colaboradores. Seja um a um, com toda a equipe, por mensagem, online ou e-mail, a comunicação é construída por meio da busca constante de conectar, trocar ideias e informações.

AGIR COM INTEGRIDADE
Um líder com integridade baseia-se em valores sólidos com habilidade para influenciar decisões, comportamentos e interações com outras pessoas. Esses líderes têm um entendimento claro entre o certo e o errado e são respeitados por serem genuínos, íntegros, justos e consistentes. Não é necessário concordar com tudo, apenas expressar um forte senso de caráter, cumprir suas promessas e se comunicar aberta, honesta e diretamente com os outros.

Os líderes que agem com integridade são confiáveis, promovem um ambiente de segurança, onde se pode expressar qualquer tipo de vulnerabilidade. Num estudo do The Leadership Institute, nos EUA os pesquisadores descobriram que as qualidades que estabelecem a confiança são competência, consistência, cuidado, honestidade, autenticidade, confiabilidade e sentir-se confortável consigo mesmo.

INSPIRAR OUTROS
Os líderes devem capacitar os outros e se esforçarem para ajudar cada um a atingir o seu próprio potencial, beneficiando assim o sucesso de uma empresa como um todo. Os melhores líderes impulsionam sua equipe com paixão, entusiasmo, inspiração e motivação. Eles investem tempo em sua equipe para desenvolver seus pontos fortes, necessidades e prioridades. Ao fazer sua equipe se sentir valorizada, os líderes também aprendem como motivar sua equipe.

TENHA EMPATIA
Os líderes empáticos estão cientes dos sentimentos dos outros e como esses sentimentos impactam na percepção das outras pessoas. Esses líderes são bons ouvintes, não julgam e têm um alto grau de inteligência emocional. A empatia ajuda a construir confiança e laços fortes entre o líder e os colaboradores. Sem empatia, os colaboradores estarão sempre em estado de aleta e sentirão que devem cuidar apenas de seus próprios interesses emocionais. Enquanto com um líder empático, os colaboradores se sentem importantes, pertencentes e significantes na organização.

COMPARTILHE SUA VISÃO
Um líder com visão de futuro tem ideias claras para onde deseja ir, como chegar lá e como alcançar o sucesso. No entanto, para chegar lá, devem compartilhar a sua visão de forma clara e apaixonada, garantindo que a equipe entenda como seus esforços individuais contribuem para as metas da organização como um todo.

Quando os líderes compartilham a sua visão, a equipe adquire um senso de propósito. Esse senso de propósito tem o poder de aumentar a confiança, a felicidade, a produtividade e idealmente a satisfação dos colaboradores .

Algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na forma como os outros o veem. Líderes efetivos geralmente inspiram a equipe, e uma equipe inspirada tem força para vencer desafios. Não tenha receio de mostrar sua vulnerabilidade, os líderes que inspiram são aqueles que conectar de forma verdadeira com sua equipe. 

 

Em resumo, considere  sempre os 5 critérios abaixo para empoderar as pessoas no ambiente de trabalho:

1. Ajude a equipe a se sentir pertencente e significante;
2. Seja firme e gentil ao mesmo tempo;
3. Procure ser efetivo não somente agora, mas a longo prazo;
4. Ajude os colaboradores a se sentirem competentes e com valor para a companhia;
5. Encoraje os membros da equipe a se sentirem capazes, usando as suas forças pessoais para contribuir para o grupo como um todo.

Caso esteja buscando ferramentas para se desenvolver como líder, nós estamos às ordens para ajudá-lo nesta jornada!


Bibliografia:
Empowering people in the workplace. Jane Nelsen & Dina Emser. 2018.
 

2020-08-23 00:00:00

Plenamente Online

Informe seu e-mail* e receba nossos boletins

*Solicitaremos a confirmação na tela seguinte.
**Nunca usaremos suas informações para envio de spam