sair

Tecle enter ou retorno para busca

Chegaram as férias: e agora, como melhor aproveitar o seu tempo e o dos filhos? Maria Alice Fontes, Fernanda Lee


As férias chegaram e você mal pode esperar para as aulas voltarem? É comum que as crianças estejam fora da escola, enquanto os pais estão trabalhando. É difícil conciliar o período completo de férias dos filhos com o tempo livre no trabalho. Afinal, todos querem tirar proveito das mesmas semanas. Para piorar as coisas, aqueles cuidadores que você pode confiar para ajudar com os filhos em outras épocas do ano, muitas vezes pedem uma folga durante o período de férias. Sem contar que as atividades extracurriculares, como aulas de artes, música e natação, muitas vezes também entram em férias. E agora? O que fazer?

Se o seu companheiro tem alguma flexibilidade, aproveite para dividir as responsabilidades domésticas para que um de vocês disponibilize tempo durante diferentes partes das férias das crianças. Alguns casais são capazes de elaborar um plano onde a mãe está em casa pela manhã e o pai a substitui pela tarde; talvez um ou ambos possam trabalhar horários flexíveis, para que pelo menos um dos pais esteja em casa o tempo todo. Se este é o seu caso, aproveite para estar presente com as crianças. Passar tempo sozinho com o seu filho, fazendo algo que vocês dois curtem, pode ser uma das lembranças mais poderosas das férias em casa.

Vale a dica para salvar o casamento, conversem sobre as expectativas de todos na família. Não seria nada agradável ter um dos pais chegando em casa depois do trabalho e ainda ter que realizar as tarefas domésticas porque o outro adulto ficou “brincando” a tarde inteira. Gerenciar expectativas e conversar abertamente sobre o que um espera do outro pode ajudar a estreitar o relacionamento entre todos os membros da família.

Às vezes, nem você nem o seu cônjuge podem se ausentar do trabalho, mas é importante que as crianças em idade escolar sejam sempre supervisionadas, diretamente, se possível, e indiretamente, se não. A supervisão indireta significa fornecer um ambiente seguro e um cronograma estruturado de atividades, incluindo horários regulares para acordar, fazer alimentação, brincar livremente e descansar. Mesmo por telefone, com um adulto responsável, é capaz de organizar o dia dos seus filhos. A partir dos 4 anos, as crianças podem ajudar a planejar o dia, contribuindo com ideias para dar sequência aos acontecimentos e escolher dentro de escolhas limitadas. A cooperação é muito maior em crianças, as quais têm a chance de planejar o seu próprio dia.

Para alguns pais de crianças em idade escolar, a melhor solução é trabalhar em casa o tempo todo. Às vezes, você consegue resolver tudo à distância e fica disponível nas férias para seus filhos. No entanto, embora esta possa ser uma opção ideal, não é viável para todos, além do que trabalhar em casa pode apresentar também os seus problemas. Se este for o seu caso, faça acordos com antecedência com os seus filhos. Diga a eles o que esperar de você, e só prometa o que realmente pode cumprir. As crianças aprendem através do exemplo, e se a postura do adulto é de seguir com a palavra, então as chances serão maiores de as crianças respeitarem o seu tempo de trabalho. Para minimizar os problemas de interrupção enquanto está trabalhando, elabore, junto com as crianças, uma lista de coisas para fazer quando os filhos estiverem entediados, e uma outra lista de soluções para quando os irmãos brigarem. Assim, as crianças terão onde procurar ajuda antes de procurar você.

Se você conseguiu se programar para viajar, bon voyage! Mas o bom andamento da viagem vai depender da idade dos seus filhos e das necessidades deles. Muitas famílias enfrentam trânsito e longas jornadas de avião, com a ideia de ter as férias dos sonhos, mas como será que as crianças encaram tudo isso?

Até os 3 anos de idade, as necessidades são essencialmente fisiológicas, e a rotina com os horários de sono, alimentação e de estimulação garantem o bom humor dos pequenos. Por isso, tenha paciência com seu filho caso as birras aumentem até estabelecerem uma nova rotina. A presença física dos pais e um ambiente estruturado podem fazer as férias em qualquer lugar serem especiais. Por isso, alugar uma casa com boa estrutura pode ser uma excelente ideia em qualquer lugar que você se sinta confortável. Crianças pequenas são muito imaginativas, e seus pensamentos são mágicos. Elas acreditam ter o poder de fazer coisas acontecerem a partir de seus desejos. Tire proveito disso quando estiver explorando novas paisagens, ou estiverem na fila do avião ou quando ela estiver entediada esperando. Jogos espontâneos, como encontrar algo colorido com cada cor do arco-íris ou contar uma história baseada na paisagem que estão vendo, podem ajudar a explorar a imaginação e a passar o tempo sem o auxílio de eletrônicos.

Já as crianças em idade escolar precisam de mais espaço e da possibilidade de relacionamento com outras crianças da mesma idade. Neste caso, os grandes hotéis que oferecem estrutura para crianças são sempre boas opções e seus filhos irão adorar a segurança de poderem ir de um lugar para o outro e se sentirem independentes junto com um grupo de outras crianças e monitores. Certifique-se de perguntar o que o seu filho gostaria de fazer com o tempo dele. Algumas crianças são mais sociais e querem estar na presença de outras crianças. Outras crianças preferem dedicar tempo para ler um livro ou somente relaxar perto de você.

Se você tiver adolescentes, os programas de aventura ou uma viagem para alguma grande cidade são ótimas opções. Se por outro lado você preferir ficar em casa, saiba que o seu filho também irá aproveitar, dormindo até tarde, e ter um pouco menos de exigências no dia a dia. A agenda dos jovens é tão lotada que ficar em casa simplesmente sem fazer nada e descansando também os agrada muito. Neste caso, faça planos de ter momentos especiais com eles, para um almoço ou jantar gostoso por semana e deixe-os livre para convidar outros jovens para estar em casa, assistir séries juntos ou tirar fotos, e isso já será especial. Alguns jovens ficam depressivos pela falta de produtividade, enquanto que outros se envolvem em atividades ilícitas como, por exemplo, pequenos furtos para se entreter. Procure ajudar o seu filho a desenvolver os seus talentos de maneira útil e invista no tempo das férias para aprender ou aperfeiçoar um hobby. Alguns adolescentes precisam de um foco criativo para evitar esses desvios perigosos.

Independente de onde esteja, em casa, num hotel ou na casa de parentes, lembre-se que férias são momentos de aproveitar o tempo junto com os filhos, entretanto alguns problemas poderão surgir.

Como minimizar conflitos comportamentais?
Seus filhos conhecem as regras em sua casa, mas na excitação e novidade da casa de um parente ou num hotel, os problemas comportamentais podem acontecer. Aproveite cada situação como uma oportunidade de aprendizado e tente não perder a cabeça se algo aconteceu de errado. Lembre-se que erros são sempre oportunidades para aprender, educar e se conectar com seus filhos. Através da conversa respeitosa, sem humilhação ou punição, seus filhos desenvolvem a capacidade de resolver problemas e a autoestima, enquanto fortalece o vínculo forte e de confiança com você.

Como evitar problemas de comportamento em eventos formais?
Ninguém conhece mais o seu filho do que você. Dependendo do perfil de seu filho, converse com seus anfitriões antes do evento e prepare seus parentes para que saibam o que esperar. Além disso, prepare seus filhos explicando com antecedência quais serão as consequências caso eles ajam de certa maneira. Fale apenas o que vai fazer, e realmente faça aquilo que combinou. Uma criança que tem dificuldades comportamentais na escola, provavelmente vai repeti-las em vários outros ambientes. Se seu filho é agitado, hiperativo ou se é muito tímido, aproveite as situações formais para enfrentar o problema e ajudá-lo a desenvolver estratégias para resolver problemas.

Avise os membros da família sobre tópicos sensíveis da mesma forma que você avisa as pessoas com antecedência de que seu filho tenha uma alergia. Se você tem um adolescente preocupado com o corpo, ninguém deve persegui-lo se ele quiser evitar alguns pratos na ceia de Natal. Se o seu irmão não acredita que o TDAH é real, agora não é hora de discutir isso. Dê o modelo de bom relacionamento e mostre habilidades sociais para seus filhos.

Planeje com antecedência para um pouco de paz e tranquilidade
Para crianças que são facilmente estimuladas ou sensíveis a coisas como o ruído e as multidões, seria bom providenciar um espaço que eles possam se resguardar quando precisam de uma pausa. Durante os encontros familiares, queremos alcançar um equilíbrio entre ser sociáveis com parentes e atender às necessidades dos filhos em diferentes faixas etárias. Tenha sempre um lugar para dar uma pausa, se distanciar fisicamente, ficar quieto e recobrar seu equilíbrio.

As férias são uma excelente oportunidade para reconectar os laços com a família e ajudar os filhos a desenvolver habilidades sociais. Aproveite cada momento de acompanhar o seu filho crescendo, e mostre a eles como lidar com dificuldades, alegrias, familiares e trabalho, conforme as oportunidades forem aparecendo.
 

2017-12-13 00:00:00

Informe seu e-mail e receba nossos boletins

*Nunca usaremos suas informações para envio de spam