Página Inicial

Planos para o ano novo. Maria Alice Fontes

Você já fez seus planos para o ano novo? Se não fez, pare um momento e dedique-se a esta importante tarefa. Se já fez, veja se eles estão seguindo as recomendações psicológicas para o sucesso.

O estabelecimento de metas é tarefa frequente de atletas de alto nível, de empresários bem sucedidos e personalidades empreendedoras em todos os campos. Definir metas e objetivos pode lhe trazer uma visão de longo prazo, além de motivação a curto prazo. O estabelecimento de planos lhe ajuda a organizar o tempo e seus recursos, de modo a alcançar o melhor de si mesmo e o máximo de sua vida.

Mas não basta definir planos. Para que eles tenham sucesso é necessário que sejam metas nítidas, bem definidas, que possam ser medidas, e dentro de um tempo específico. Ao estabelecer metas alcançáveis, você vai aumentar a sua auto confiança, reconhecer a sua própria capacidade e competência para alcançar os objetivos que você definiu.

Um bom acrônimo para que as suas metas sejam psicologicamente de sucesso é que elas sejam SMART, ou seja eSpecífcas, Mensuráveis, Alcançáveis, Realísticas e com Tempo estipulado. Se você estabelecer metas muito amplas, as maiores chances são que você acabe não conseguindo completa-las e isso crie um círculo vicioso de insucessos e frustações.

Quanto mais vezes você tiver sucesso em alguma coisa, mais o cérebro armazenará as informações que lhe permitiram fazê-lo bem. Isso porque com cada sucesso, o nosso cérebro libera uma substância neurotransmissora chamada dopamina. Quando a dopamina é liberada, nós sentimos prazer, estimulamos a aprendizagem e a motivação. Além do prazer, a dopamina melhora a concentração, favorece a aprendizagem e a memória de curto prazo. Neste sentido, aprendemos com o que deu certo e não com o que deu errado.

Para conseguirmos alcançar nossas metas, precisamos que elas sejam alcançáveis e experimentadas com frequência em cada dia. É por isso que o cultivo de pequenas vitórias pode impulsioná-lo para o sucesso. Você deve se concentrar em definir apenas algumas pequenas metas alcançáveis??. Enquanto suas ambições podem permanecer grandes, a expectativa muito alta é realmente  contraproducente. Cada vez que falhar, você terá mais dificuldade em se concentrar e de aprender com o que deu errado.

Alcançar seus objetivos não é apenas uma questão de disciplina, mas também relacionado com o entendimento de como o cérebro processa o sucesso e o fracasso. Coloque suas metas SMART no papel e inicie uma série de vitórias, deixando para trás as resoluções de ano novo que outrora falharam.

Para se aprofundar no assunto:

  • http://www.mindtools.com/page6.html
  • http://psychcentral.com/news/2012/12/20/how-the-brain-plugs-new-information-into-goal-setting/49368.html
  • http://m.entrepreneur.com/article/225356

 

2013-12-23 00:00:00

Profissionais relacionados

Temas relacionados

Assine nosso Informativo

Cadastre-se gratuitamente e receba nossos Boletins:
CRP/SP: 3605/J
R. João da Cruz Melão 443, Morumbi, SP (mapa)
© 2017. Clínica Plenamente.
O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.