Página Inicial

O período de festas...

O período de festas de final de ano, que para muitas pessoas é a melhor época do ano, para outras pode representar a eclosão conflitos ou preocupações e até ser uma fonte importante de estresse. Veja o que a psicóloga Dorothy Cantor, Psy D. ex presidente da American Psychological Association tem a nos dizer sobre o assunto.

Como é possível enfrentar problemas familiares durante o período de festas ?
Ser realista é o primeiro passo. Se você tem relacionamento difícil com alguém, o melhor seria tentar superar a situação, caso isso seja absolutamente impossível, tente não fazer disto um grande problema e respeite seus sentimentos. As pessoas podem enfrentar grandes dificuldades se ignorarem o que sentem. Não é o período de festas que poderá fazer com que aqueles que não se dão bem durante todo o ano, magicamente tornam-se grandes amigos.

As pressões financeiras podem interferir a ponto de atrapalhar o espírito de festas ?
Saber quais são os seus limites de gastos pode ser também uma maneira de controlar o estresse decorrente do período de festas. Algumas pessoas sentem-se compelidas a sair e comprar todos os presentes que imaginam ser desejados pela família e amigos, simplesmente porque é Natal, independente da real avaliação da situação financeira. Além de se sentir na obrigação de comprar presentes caros para todos, ter que passar muitos meses preocupado em como pagar os gastos que foram feitos, também pode ser muito estressante. Tenha uma visão menos idealista da realidade e tente não ser seduzido pela propaganda. Muitas vezes é possível demonstrar amor e consideração comprando algo simples e significativo, independente do valor monetário.

Como uma pessoa que tem uma doença crônica pode enfrentar o período de festas ?
O período de festas de final de ano, não é obrigatoriamente diferente de qualquer outro dia na vida de quem está cronicamente doente. É possível que mesmo neste período a pessoa se sinta mal. Fica mais difícil se a família coloca pressão para que esta se sinta otimamente bem, negando sua real situação de doença. Pode ser confortante deixar os familiares saberem que não é uma data especial do ano que vai curar sua doença e que ela tem o direito de não se sentir bem mesmo no Natal.

Como uma pessoa pode enfrentar o período de festas quando passou por uma recente situação difícil como morte ou separação de alguém muito querido ?
Se alguém está se sentindo realmente fora do clima de festas devido a algum estressor recente, como morte ou separação de alguém querido, pode ter vontade de evitar as festividades porque está muito fora de sintonia com o que as pessoas estão sentindo. Se você está nesta situação tente buscar o que precisa das pessoas que estão a sua volta, desde que elas consigam saber como te ajudar. É absolutamente digno pedir a compreensão das pessoas se você eventualmente resolver declinar de alguma atividade.

O quê torna o período de festas mais estressante, quando sua família mora perto ou em outra cidade ?
Morar na mesma cidade que sua família pode ser positivo e negativo. Por um lado pode ser positivo por possibilitar o contato com toda a família, por outro, sua noite de festa pode se transformar numa longa peregrinação por vários bairros da cidade. Viajar para outra cidade pode ser muito estressante e difícil se você vai encontrar com familiares que não se dá bem. Se você tem um bom relacionamento, o período de festas pode ser uma ótima oportunidade para ver as pessoas, não por obrigação, mas porque você realmente gosta de estar com elas.

Como você pode fazer com as crianças que querem ganhar tudo de Natal e não tem o senso de quanto custam as coisas ?
Os pais precisam ensinar seus filhos serem mais realistas. É perfeitamente normal dizer a uma criança que determinado brinquedo é muito caro, e até que Papai Noel tem uma cota limitada do quanto dar para cada criança, pois tem uma lista enorme para cumprir. Você ainda pode dizer que os pais, junto com o Papai Noel tentarão escolher o presente mais adequado para a criança. É importante que as crianças saibam que os seus desejos não representam obrigatoriamente uma ordem de gratificação certa e imediata.

Como você pode compreender o que se passa com as pessoas que não se sentem bem nas festas de final de ano ?
A maior parte das pessoas que detestam as festas de final de ano, sentem-se assim porque a sua experiência interna não combina com o clima que vai sendo formado ao seu redor. Elas podem estar se sentindo momentaneamente desmotivadas por algum problema circunstancial, ou podem ter dificuldade em perceber que o que sentem não está relacionado diretamente com o período de festas de final de ano, mas a alguma outra coisa em suas vidas, e talvez seja necessária a ajuda de algum profissional da área de saúde.

Mas… se você é do tipo que gosta do período de festas, aproveite a oportunidade para estar junto das pessoas que gosta, e compartilhe o rico simbolismo desta fase do ano !

Traduzido e adaptado pela Plenamente do site: http://helping.apa.org/family/holiday.html

2012-12-22 00:00:00

Profissionais relacionados

Temas relacionados

Assine nosso Informativo

Cadastre-se gratuitamente e receba nossos Boletins:
CRP/SP: 3605/J
R. João da Cruz Melão 443, Morumbi, SP (mapa)
© 2017. Clínica Plenamente.
O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.